quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Programa forma empresários no Huambo


O programa Angola Invest promoveu, no Huambo, um seminário de formação destinado a empresários locais, com o objectivo de captar ideias para o sucesso da iniciativa, identificar os principais problemas e propor soluções.

O vice-governador para o sector económico, Francisco Fato, pediu a todos os empresários que não reúnem ainda os requisitos necessários para o exercício da actividade empresarial para procurarem formas de legalizar os seus negócios e interagir com os seus congéneres, para serem bem-sucedidos.

Francisco Fato lembrou que o objectivo fundamental do seminário foi o de auscultar os principais problemas dos empresários no seu dia-a-dia, para que sejam encontradas soluções.


Dada a sua importância inquestionável na dinamização da economia nacional, o programa Angola Investe requer uma maior análise entre os diferentes actores para o alcance dos objectivos pretendidos pelo nosso Executivo”, frisou.

Uma das vertentes centrais do Angola Investe é facilitar o acesso ao crédito a micro, pequenas e médias empresas, consideradas pilares do desenvolvimento do país.


Nesse sentido, foram lançadas duas iniciativas que se substanciam na criação de uma linha de crédito bonificado e garantias públicas junto dos bancos nacionais. 


O vice-governador apontou que, até ao momento, foram efectuados, através do programa, mais de cem financiamentos, com um montante equivalente a 14 mil milhões de kwanzas, dos quais seis mil milhões já foram disponibilizados. 

Este valor reflecte a importância que o Executivo dedica à revitalização do empresariado local e nacional”, sublinhou.

O chefe de Departamento Nacional das Grandes Empresas, Ederson Machado, reconheceu que o trabalho no Huambo foi positivo, comparativamente a outras províncias.


Viemos cá ouvir os problemas dos empresários locais. Queremos esclarecer que existem mecanismos de acesso ao financiamento para o sector produtivo e fazer com que existam e apareçam novas empresas e novos produtores”, declarou.

 “O Ministério (da Economia) precisa de garantias de que existem projectos para serem financiados, porque recebemos informações de que aqui existem poucos projectos e nós queremos que este programa continue em vigor”, frisou.

Durante o seminário, foram abordados temas que ilustraram a realidade do empresariado local e outros, como a acção do Instituto Nacional das Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) na promoção do fomento empresarial, mecanismos de financiamento disponíveis para empresas certificadas, condições de acesso e benefícios do mecanismo de garantias públicas, produção nacional, benefícios e facilidades e Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA).


A rede de telecomunicações UNITEL inaugurou, na cidade do Huambo, a primeira loja empresarial, para atender os clientes daquela província e do Bié.


in Jornal de Angola de 04.12.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário