quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Polícia Nacional intensifica medidas de protecção nas zonas fronteiriças do país


As medidas de protecção nas zonas fronteiriças do país continuam a ser reforçadas pela Polícia Nacional, visando manter o ambiente de paz no território angolano e reduzir o sentimento de insegurança pública nas comunidades. 

O facto foi dado a conhecer, na cidade do Huambo, pelo chefe adjunto do posto do comando central da Polícia Nacional, sub-comissário Caetano Manuel Quiara, quando abordava o tema “a criminalidade em Angola, suas causas e consequências”, durante uma palestra promovida pela delegação local do Ministério do Interior e a Procuradoria-Geral da República.

Apesar das medidas de protecção fronteiriça, o responsável admitiu haver ainda, um intenso movimento migratório ilegal nas zonas norte, nordeste e na costa marítima, realçando que a imigração ilegal também contribui no fomento da criminalidade no país e na criação de insegurança pública.

Informou que entre os meses de Janeiro a Setembro do ano em curso foram detidos, pela Polícia Nacional, 5.917 estrangeiros ilegais provenientes da República do Congo Democrático, Guiné Conacri, Mauritânia, Zâmbia e Senegal.
   
Destes detidos, esclareceu o sub-comissário Caetano Quiara, 4.327 são da República Democrática do Congo, 133 da Guiné-Conacri, 24 da Mauritânia, 25 da Zâmbia e 19 do Senegal, que pretendia instalar-se ilegalmente em território nacional.

Disse que as acções dos imigrantes ilegais perseguem objectivos que se prende com a estadia não autorizada no país, o contrabando de mercadorias, fuga ao fisco, garimpo e tráfico de diamantes, caça e pesca ilegal, contrabando de madeira, exportação de capitais, expansão de seitas religiosas e a falsificação de moedas.

O chefe adjunto do posto do comando central da Polícia Nacional informou que, devido a fiscalização das fronteiras terrestres, actualmente os emigrantes ilegais estão a optar a sua acção criminosa de entrada no país usando a costa marítima.

in ANGOP de 04.12.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário