quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Membros da ANDA terminam formação


Um total de 248 pessoas com deficiência termina hoje, em Luanda, no Centro de Formação Profissional, os cursos de carpintaria, alvenaria e informática, no âmbito do projecto “Vem Comigo”, inserido no Programa Nacional de Reintegração da Pessoa com Deficiência.

A informação foi avançada ontem, em Luanda, pelo presidente da Associação Nacional dos Deficientes de Angola (ANDA), Silva Lopes Etiambulo, no quadro do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que hoje se assinala. 

Em Angola, o acto central da efeméride realiza-se na província de Malange. Silva Lopes Etiambulo referiu que para realização das acções em prol das pessoas com deficiência, a associação conta com o apoio dos Ministérios dos Antigos Combatentes, da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) e da Fundação Lwini, que tem doado cadeiras e triciclos às pessoas com deficiência. Silva Lopes Etiambulo anunciou novos cursos para pessoas com deficiência a partir de Fevereiro de 2014. Assegurou que a acção formativa  vai beneficiar pessoas de quatro províncias do país, nomeadamente Huambo, Bié, Huíla e Malange.  

Afirmou que  no âmbito da reintegração da pessoa com deficiência, o Ministério da Assistência e Reintegração Social entregou 90 casas na centralidade do Kilamba às associações que cuidam das pessoas com deficiência como a ANDA, AMMIGA e LARDEF. Dados oficiais indicam que em Angola existem 90 mil pessoas portadoras de deficiência.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é uma data internacional promovida pelas Nações Unidas  desde 1998, com o objectivo de promover maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência. 


O tema deste dia é baseado no objectivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Acção a respeito das pessoas com deficiência, adoptado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1982.

in Jornal de Angola de 05.12.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário