terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Homens do futebol realizam congresso



A Federação Angolana de Futebol (FAF) agendou para os dias 16 e 17 de Maio de 2014 o seu primeiro congresso, onde vai discutir vários assuntos candentes da modalidade.

No encontro, vão participar convidados de outras federações nacionais, treinadores, jogadores, empresários e demais agentes desportivos.

O anúncio foi feito no sábado, no final dos trabalhos da segunda assembleia-geral ordinária da federação, realizada no Hotel de Convenções de Talatona, em Luanda, e orientada pelo presidente da mesa, António dos Santos França “Ndalú”, na presença de representante das 18 associações provinciais, associações de classe (árbitros e antigos jogadores) e clubes.

Foi igualmente anunciada a alteração dos moldes de disputa da Supertaça de Angola, prova que marca a abertura da época futebolística, com o envolvimento do campeão do Girabola e o vencedor da Taça.


A partir da próxima época, a Supertaça é disputada em apenas um jogo, ao contrário das duas “mãos” que até aqui caracterizavam a disputa. Deste modo, Kabuscorp do Palanca e Petro de Luanda jogam no dia 4 de Fevereiro, em local a determinar.


Os associados aprovaram as alterações aos estatutos da FAF, assim como o regulamento do Girabola, cuja próxima edição começa a ser disputada no fim-de-semana de 21, 22 e 23 de Fevereiro, e não no mês de Março, como tem sido habitual.


A recheada agenda da reunião aprovou também o novo escalonamento etário da actividade futebolística no país, designadamente Sub-12, Sub-15, Sub-17, Sub-20 e seniores, assim como a tabela de emolumentos.


O plano de actividades da federação, o combate à violência nos estádios e manipulação de resultados foram outros aspectos a merecerem a atenção dos participantes, que solicitaram ao Estado e à sociedade civil maior envolvimento no apoio das associações provinciais. A composição dos quadros de colaboradores do Conselho de Disciplina da FAF foi reforçada.


Rosário Lemos,  da Associação Provincial do Huambo, destacou o anúncio do congresso da modalidade: “É a única oportunidade que teremos para juntar todos numa sala. Devemos concertar bem as datas e o local, para que seja um encontro  produtivo. O objectivo é ouvir todos os intervenientes no futebol nacional e juntos encontrarmos soluções para os problemas.”

O antigo jogador da Selecção Nacional elogiou, também, a decisão de a abertura da época acontecer no dia 4 de Fevereiro, por considerar benéfico para as equipas angolanas envolvidas nas competições africanas, visto que deste modo os nossos representantes vão jogar as primeiras eliminatórias já com alguns jogos disputados.

in Jornal de Angola de 03.12.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário