terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Caála continua a registar novos casos de tuberculose


Trinta e cinco novos casos de tuberculose foram registados, em Novembro, no centro de diagnóstico e tratamento da doença no município da Caála, cuja cidade localiza-se a 23 quilómetros da capital provincial do Huambo, número que representa um aumento de oito casos em comparação ao mês anterior. 

O supervisor da unidade sanitária, José Castilho Catófue, que ainda desconhece as razões do acréscimo de doentes com tuberculose, afirmou que os doentes já estão a receber assistência médica e medicamentosa.

Informou que os doentes mais graves, que se apresentam no centro, são transferidos ao Hospital Sanatório da cidade do Huambo, onde as condições de tratamento são melhores.

Embora não tenham registado, nos últimos dois meses, mortes causadas por tuberculose, ainda assim, o responsável mostrou-se preocupado com o aumento de contaminação da doença.

Estamos a trabalhar no sentido de combater esta epidemia no município da Caála. O laboratório de baciloscopia, em pleno funcionamento, vai contribuir na descoberta de novos casos para posteriormente serem curados”, tratados.

A tuberculose é uma da doença infecciosascausada pelo mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de koch.

Entre os sintomas da doença pode-se mencionar tosse com secreção, febre ao entardecer, suores nocturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dores musculares.

in ANGOP de 03.12.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário