sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Violência contra mulher é obstáculo para a paz - Rede Mulher



A violência contra as mulheres representa um sério obstáculo para a concretização dos objectivos de igualdade, desenvolvimento e paz, assim como viola e dificulta o pleno gozo dos direitos humanos e liberdades fundamentais.

A afirmação é da representante da rede mulher na província do Huambo, Fernanda Ricardo, quando discursava, hoje, no seminário de capacitação sobre violência doméstica, dirigido aos juízes, procuradores e advogados.

Sublinhou que este fenómeno social infelizmente tem estado a crescer no país, sendo necessário criar-se mecanismos para o combater.

Fernanda Ricardo lamentou também a falta de formação de muitas profissionais que atendem as vítimas de violência doméstica, o que em nada ajuda para reduzir os casos.

O seminário teve por objectivo descrever as causas e efeitos da violência doméstica focalizando, especificamente, os agressores e as vítimas, de forma a sensibilizar os operadores de direito, além de caracterizar o problema e mostrar a necessidade de se lidar com o assunto de forma sensível.

Foram abordados no evento temas como “ciclos da violência doméstica e as possíveis formas de atendimento à mulher vítima”, “lei contra a violência doméstica”, “causas da violência doméstica”, “processo de acção da lei, sua aprovação no âmbito “.

in ANGOP de 15.11.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário