quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Uhayele Vimbo beneficia mais de 28 mil cidadãos na província do Huambo



Vinte e oito mil e 371 pessoas residentes em várias aldeias da província do Huambo beneficiaram durante o ano em curso de assistência médica e medicamentosa, no âmbito do projecto “Uhayele Vimbo”.

Segundo a chefe do Departamento de Saúde Pública na província do Huambo, Georgina Figueiredo, houve um aumento de pelo menos 8500 beneficiários em relação ao ano anterior.

Informou que de Janeiro até a presente data a Direcção Provincial da Saúde promoveu 17 edições do projecto, em igual número de comunidades rurais, onde os populares tiveram acesso de realizar consultas de obstetrícia, oftalmologia, pediatria, medicina geral, testes de glicemia, de malária e de VIH/Sida, estomatologia, tensão arterial e serem instruídos sobre cuidados primários de saúde, para prevenirem-se doenças.

Georgina Figueiredo explicou que, fruto de tal acção, notam-se melhorias significativas da saúde nas aldeias por onde o projecto passou, com a redução da morbi e mortalidade.

Para o êxito do projecto, que se encontra na sua recta final, faltando apenas três edições, a direcção da Saúde mobilizou 90 especialistas, entre médicos e enfermeiros.

O Uhayele Vimbo, expressão que traduzida da língua nacional umbundo para o português significa “Saúde na Aldeia”, é implementado pela Direcção Provincial da Saúde com a finalidade de levar às comunidades rurais serviços médicos e medicamentosos de forma integrada.

in ANGOP de 20.11.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário