quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Uhayele apresenta resultados do projecto "Saúde na Aldeia”


A participação do “Uhayele” na recente edição do projecto “Saúde na Aldeia”, realizada no fim-de-semana, na localidade de Sakatu, município do Chinjenje, 126 quilómetros da cidade do Huambo, foi considerada positiva, a julgar pelas acções desenvolvidas durante o evento. 


Ao apresentar os resultados, a coordenadora técnica assistencial do projecto “Uhayele”, Priscila Borba, informou terem sido realizadas 19 palestras sobre temáticas diversas, com propósito de educar a população acerca dos cuidados primários de saúde que devem ser observados, para prevenirem-se de doenças.

Afirmou que os cidadãos de Sakatu, que compareceram na actividade, receberam da equipa do “Uhayele” informações sobre “Saneamento Básico”, “Necessidade e importância de escavação de aterros sanitários”, “construção, localização e uso adequados de latrinas”, “prevenção da malária”, “uso correcto de mosquiteiro” e “importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade”.

Também foram realizadas, segundo Priscila Borba, cinco oficinas práticas sobre preparação de soro de reidratação oral caseiro, essencial para combater desidratação decorrente de vómitos ou diarreias.

Admitiu que as actividades desenvolvidas pelo projecto “Uhayele” em Sakatu são de extrema importância para prevenir doenças e promover o crescimento e desenvolvimento saudável infantil naquela comunidade.

Participaram de todas as palestras e oficinas 325 pessoas, aproximadamente. 

O projecto esteve representado com dois supervisores de campo, quatro agentes comunitários de saúde, dois gestores do cuidado e a coordenadora técnica assistencial.

A equipa do “Uhayele”, projecto da Direcção Provincial da Saúde e executado pela empresa privada em gestão de saúde (Amosmid), tem como foco sensibilizar a população quanto aos cuidados primários em saúde, proporcionar a promoção da saúde nas comunidades rurais e prevenir doenças.

in ANGOP de 28.11.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário