quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Terceira fase da construção do aterro sanitário no Huambo inicia-se em finais deste mês


A terceira fase dos trabalhos de construção do aterro sanitário do Huambo, localizado em Catenguenha, município da Caala, 20 quilómetros da capital provincial, tem seu início marcado para finais deste mês.

A chefe do departamento de ambiente da Direcção Provincial do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente, Suzana Capitia, informou que será erguido, durante esta mesma fase, o primeiro alvéolo da lagoa de regularização de lixiviados e serão feitos ainda arranjos exteriores na zona dos edifícios.

Fez saber que, paralelamente a estes trabalhos, está também prevista a manutenção da lixeira controlada dentro do próprio perímetro, que consiste na abertura de uma célula onde são colocados os resíduos compactados e cobertos com terra a cada dois metros de altura e posteriormente selados e colocado num dreno de biogás.

Este processo, de acordo com a fonte, vai permitir estancar a proliferação do lixo e combater a degradação ambiental que ameaça a saúde pública.

Suzana Capitia salientou que terceira fase terá a duração de seis meses, contemplando, igualmente, a construção no mesmo espaço de uma incineradora para os resíduos hospitalares.

Lembrou que nas fases anteriores foram executados trabalhos de vedação de uma área total de 100 hectares e limpeza da zona de construção dos alvéolos e lagoas, assim como a abertura dos acessos.

Foram também desenvolvidos trabalhos de construção e apetrechamento do edifício administrativo, da postaria/báscula, da casa para a guarnição, o edifício para o posto de transformação e a construção do reservatório de água para serviços de incêndio.

O aterro sanitário, tem como objectivo melhorar a qualidade dos serviços prestados no âmbito da limpeza pública e gestão dos resíduos sólidos, bem como garantir às populações da Caala e do Huambo melhor qualidade de vida, está orçado em 16 biliões de kwanzas.

Uma vez concluída, a infra-estrutura, iniciada em 2011, contribuirá para a elevação da cidade do Huambo à categoria de capital ecológica de Angola.

in ANGOP de 21.11.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário