quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Sector da educação é o pilar de desenvolvimento de qualquer país

Vice-governador da província do Huambo para a Esfera Económica e Produtiva, Francisco Fato


O sector da educação constitui o pilar principal do desenvolvimento sócio-económico de qualquer país, por formar recursos humanos competentes para a resolução dos variados problemas de uma sociedade. 

A afirmação é do vice-governador da província do Huambo para a esfera económica e produtiva, Francisco Fato, que discursava na abertura do fórum da educação, a decorrer de quarta-feira, até sexta-feira, sob o lema “Pela aceleração dos objectivos da educação para todos, reforcemos a mobilização geral de Angola e África”.

Defendeu ser necessário a melhoria gradual e constante dos quadros angolanos, tendo em conta a etapa da história do país, em que todos estão engajados para o alcance das metas do plano nacional de desenvolvimento para o quinquénio 2013-2017.

Considerou também que a educação proporciona uma gestão harmoniosa e sustentável, sendo que a sua expansão no país é um compromisso do Executivo.

Francisco Fato enalteceu a realização deste fórum provincial, tendo em conta a sua importância na busca de soluções para o fortalecimento do sistema educativa do país e da província em particular.

Encorajou a direcção da educação a continuar a promover eventos do género, com vista a elevar o nível dos professores, bem como de todos os integrantes do processo de ensino e aprendizagem.

Contribuir na operacionalização de medidas e acções socio-educativas que se reflictam na cobertura escolar, qualidade de género e de ensino, bem como reforçar a mobilidade dos diferentes actores públicos, sociais e privados para a prossecução dos objectivos do quadro da acção de Dakar e do milénio são os objectivos do evento.

Temas como a educação e a 1ª infância, a universalização do ensino primário, habilidade e preparação para a vida activa, alfabetização e educação de adultos, qualidade de género, entre outros, estão a ser debatidos no fórum.

in ANGOP de 14.11.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário