sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Rede Maiombe aposta na gestão do meio ambiente




A Rede Ambiental Maiombe deve formar 1.018 activistas ambientais em todo o país, até finais do próximo ano, no quadro do Plano Estratégico de Gestão de Resíduos Urbanos do Ministério do Ambiente em que participa, adiantou o presidente da organização.

Januário Augusto disse que este ano a Rede Maiombe formou 107 activistas, na sua maioria jovens, nas províncias de Luanda e Huambo.

A formação, referiu, abarca temas  ligados  ao  estado do ambiente no país, desafios sobre as políticas públicas  ambientais, elaboração de projectos ambientais, metodologias de execução de  planos de desenvolvimento para educação, consciencialização ambiental e recolha selectiva de resíduos.


O plano é ambicioso e visa contribuir, através dos activistas ambientais, para uma Angola mais limpa e para a conservação da sua fauna e flora”, sublinhou Januário Augusto.

A Rede Ambiental Maiombe é um fórum de concertação das ONG ambientais, proclamada a 31 de Janeiro de 2001, que se dedica à preservação da qualidade de vida da população e recuperação dos ecossistemas.


Januário Augusto referiu que com estas acções pretendem apoiar os esforços do Executivo na melhoria da qualidade ambiental do país, com a promoção de campanhas de saneamento lideradas pelas próprias  comunidades.


A consciência ambiental em Angola começou a dar os seus passos logo no início dos anos 90, quando foi criada uma secretaria de Estado para o Ambiente, que promoveu, a nível nacional, a criação de várias organizações não governamentais de defesa do meio ambiente. 


in Jornal de Angola de 22.11.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário