segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Museu do Huambo reabilitado este mês



As obras de reabilitação do Museu do Huambo, a primeira instituição do género na região centro-sul de Angola, arrancam no final deste mês, nove anos depois de ter sido alvo de um trabalho de requalificação.

O director da Cultura, Pedro Chissanga, garantiu à Angop que o Governo Provincial do Huambo já disponibilizou todos os recursos financeiros, tendo em conta o avançado estado de degradação que o museu apresenta.

Sem entrar em pormenores sobre a verba a ser aplicada, nem quanto ao tempo que os trabalhos vão levar, informou que, além do melhoramento do aspecto exterior e interior da infra-estrutura, também vão ser colocados novas prateleiras de exposição.


Depois, o Museu do Huambo vai ter melhores condições de trabalho e acomodação para os funcionários e para os visitantes.


Pedro Chissanga reconheceu que as condições actuais são deploráveis, porque “o museu apresenta fissuras, a sua cobertura está degradada e as peças estão mal conservadas”.


O Museu do Huambo conserva 900 peças diversas que retratam o passado dos ovimbundos, desde o modo de vida, lutas travadas contra a opressão colonial, além de artefactos arqueológicos, fotográficos e zoomórficos.


Criado em 1948 pela Câmara Municipal de Nova Lisboa, com o objectivo de recolher dados de carácter etno-museológico e conhecimento de usos e costumes da região do planalto central, incluía no seu acervo, na época, peças do Bié e do Kuando-Kubango, dado ao carácter regional que tinha.


in Jornal de Angola de 18.11.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário