sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Livro que aborda conflitos geracionais é lançado na sexta-feira


Um livro que aborda os conflitos geracionais, da autoria do escritor Abílio Esmael Jamba, vai ser apresentado na sexta-feira, na cidade do Huambo, durante uma sessão de venda e autógrafos da obra.

Com 132 páginas, distribuídas em 16 capítulos, o livro, de acordo com o seu autor, contêm premissas para mitigar o conflito geracional, que diz ser bastante evidente e com contornos alarmantes na actualidade.

Disse tratar-se de uma obra com carácter sócio-educativo e de auto-ajuda, que aborda, pormenorizadamente, aspectos de convivência entre adultos e jovens no quotidiano.

Nesta sua primeira publicação, Abílio Jamba aponta as causas dos conflitos entre gerações, mas escusa-se apontar culpados de tais fricções, cuja solução, diz ele, passa pelo diálogo, confiança, paciência, respeito e sinceridade.

O adulto crê, com toda razão, conhecer mais da vida, pela experiência adquirida e impõe, assim, um padrão de vida à juventude. Os jovens, conscientes, enveredam muitas vezes por outros padrões, diversos dos que lhes foram traçados pelos adultos, gerando, assim, conflitos”, sublinhou.

O autor da obra “ O conflito de gerações” considera a vida como uma epopeia, na qual se regista uma constante mudança de um estádio para outro.

O conflito de gerações na visão de um jovem”, “Causas do conflito”, “O fenómeno religioso como parte do conflito”, “O adulto como modelo certo do jovem”, “O poder da compreensão”, “O respeito entre os seres humanos” e “O convívio profissional” são alguns dos temas que este livro traz.

Abílio Esmael Epalanga, licenciado em ensino da Geografia pelo Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) do Huambo, nasceu em Setembro de 1988 e é professor de uma das escolas locais do II ciclo do ensino secundário.

in ANGOP de 22.11.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário