quarta-feira, 27 de novembro de 2013

INE continua a criar condições para êxito do Censo


O Instituto Nacional de Estatística (INE), na província do Huambo, continua a criar as condições técnicas e humanas necessárias para o êxito da realização, com início em Maio de 2014, do Censo Geral da População e Habitação. 

A responsável provincial do INE, Eurásia Demba, informou estar em curso, neste momento, o processo de recrutamento dos assistentes técnicos, bem como a preparação de postos de distribuição e arrecadação para a actividade censitária.

Temos que saber que meios devem ser alocados junto desses sectores para apoiar a actividade do Censo, o asseguramento da Polícia Nacional, das Forças Armadas Angolanas, o papel a ser desempenhado pelas autoridades tradicionais, igrejas e administrações municipais e comunais e que condições devem ser criadas nesta fase”, mencionou.

Eurasia Demba deu a conhecer que a primeira fase do recrutamento e selecção dos assistentes técnicos provinciais, que serão os responsáveis pela formação de equipas de trabalho, já terminou.

Os mesmos, explicou, vão acompanhar e supervisionar as acções de formação e irão elaborar relatórios periódicos de execução, além de terem a responsabilidade de analisar os constrangimentos e propor soluções.

A responsável referiu que a instituição que dirige tem realizado, também, acções de esclarecimento à população sobre a importância de como cada sector vai participar da actividade censitária.

O Censo Piloto Pulacional e Habitacional na Província do Huambo decorreu, este ano, nas comunas de Luvemba e Hengue, município do Bailundo.

O Censo Geral da População e Habitação tem como finalidade obter indicadores essenciais que permitam a contagem e caracterização da população residente, assim como o levantamento do parque habitacional e a tipificação das condições de habitabilidade.

Em Angola, o último Censo Geral da População e Habitação realizou-se em 1970, ainda no tempo colonial, acto que permitiu aos colonialistas saber o número daqueles que tinham que pagar o imposto geral mínimo em cada aldeia, bairro ou povoação.

in ANGOP de 27.11.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário