sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Ecunha regista menos casos de malária


O município do Ecunha, cuja vila está a 45 quilómetros a noroeste da cidade do Huambo, é o que menos casos de malária apresenta no país, fruto das acções que têm sido desenvolvidas pelas autoridades sanitárias locais, visando combater esta doença no seio da população.

O facto foi dado a conhecer pelo coordenador provincial do Programa de Luta e Controlo da Malária, Amândio Natito, tendo informado que mensalmente é diagnosticado, naquela localidade, um caso.

Estamos satisfeitos com o impacto dos programas de prevenção que estão a ser implantados no Ecunha. A menor taxa de prevalência da malária no país está neste município”, manifestou.

Amândio Natito assegurou que os municípios do Mungo, Bailundo e Londuimbali (Huambo) ainda são considerados endémicos, por fazerem fronteira com a província do Kwanza-Sul, que apresenta maiores taxas de malária no país.

Deu a conhecer que os brigadistas do Programa de Luta e Controlo da Malária realizam diariamente o tratamento dos charcos aonde se disseminam os mosquitos, facto que coloca esta província entre as que menor incidência da doença registam.

Disse estarem em funcionamento, nesta região, 42 laboratórios para diagnóstico da malária ao passo que os técnicos de todas as unidades sanitárias foram capacitados para combaterem a doença.

in ANGOP de 22.11.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário