terça-feira, 26 de novembro de 2013

Centro de Baciloscopia diagnostica primeiros casos de tuberculose

O Centro da Baciloscopia, do município da Caála (Huambo), inaugurado em Outubro, diagnosticou , este mês, vinte pacientes suspeitos de tuberculose, dos quais cinco foram positivos. 

O facto foi dado a conhecer hoje pelo responsável do centro, Manuel Bengui, a propósito do primeiro mês de funcionamento da instituição.

Detalhou que os pacientes diagnosticados são provenientes da comuna da Calenga, município da Caála, bem como do município do Huambo, tendo já começado o seu tratamento.

Garantiu que o centro tem equipamentos modernos e material gastável suficiente para o trabalho diário, lamentando, no entanto, a falta de dois técnicos, que deverão juntar-se a outros dois existentes.

Manuel Bengui sublinhou a necessidade dos referidos profissionais, para que o Centro de Baciloscopia funcione integralmente, de modo a fazer face às exigências de diagnóstico e tratamento da doença.

O responsável prometeu maior desempenho da sua instituição no sentido de se combater a tuberculose, evitando a sua proliferação na circunscrição.

Para o efeito, informou que estão agendadas campanhas de sensibilização sobre a importância da análise laboratorial para que a população tenha o hábito de fazer diagnósticos, bem como influenciar para que optem em métodos preventivos simples.

Explicou que a intenção é combater a tuberculose nas comunidades, seguindo instruções básicas, lembrando que a doença tem uma propagação fácil quando não tratada atempadamente.

in ANGOP de 26.11.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário