segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Aldeia modelo em saúde vai ajudar a prevenir doenças


A aldeia modelo em saúde, inaugurada na localidade de Cahopa, município da Caála, 33 quilómetros da cidade do Huambo, vai ajudar a prevenir doenças nas comunidades rurais, assim como combater a mortalidade causada por enfermidades diversas.

A garantia é do vice-governador da província do Huambo para o sector técnico e de infra-estruturas, Calunga Francisco Zagi Quissanga, no acto inaugural, tendo destacado a importância do empreendimento, erguido pelo projecto Uhayele da empresa Amosmid, na promoção dos cuidados primários de saúde.

Disse tratar-se de uma iniciativa de extrema importância para o sector da saúde, tendo em conta os serviços que vai prestar para as populações.

A aldeia modelo, de acordo com Calunga Quissanda, vai proporcionar aos habitantes de Cahopa e das aldeias circunvizinhas orientações básicas sobre os cuidados a terem para manutenção da saúde, através da realização rotineira de campanhas de sensibilização, de controlo do calendário vacinal das crianças e mulheres gestantes, como também da saúde bucal da população.

O vice-governador provincial para os serviços técnicos e infra-estruturas considerou que este programa vai de encontro às orientações e acções do governo provincial, no concernente à promoção da saúde.

Apelou à comunidade de Cahopa no sentido de preservar bem o imóvel e a apoiar as acções a serem realizadas pelo projecto, bem como a cumprirem com as orientações passadas pelos agentes comunitários de saúde e por todas as equipas que vão ensinar e transmitir novos hábitos de saúde.

in ANGOP de 25.11.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário