segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Zonas periféricas têm mais água potável


O director provincial de Energia e Águas, Jorge Andrade, revelou que mais de 900 mil famílias que vivem em zonas periféricas da cidade do Huambo e sedes dos municípios e comunas beneficiam, desde 2007, de água potável, no âmbito do programa “Água para Todos”.

Jorge Andrade garantiu que o projecto, integrado no programa de combate à pobreza, prevê o fornecimento de água a mais famílias do Huambo, com a abertura de novos furos e construção de sistemas de captação e distribuição.

O programa não pode ser visto apenas numa perspectiva de fornecimento de água, mas também na melhoria da saúde e qualidade de vida das populações”, sublinhou, notando que a aposta é a sua extensão, a médio e longo prazo, às aldeias e ombalas.

O responsável da Energia e Águas referiu que o Governo Provincial do Huambo apostou este ano na construção de mais de 60 pequenos sistemas de abastecimento de água, para reforçar os já existentes nas zonas periféricas dos principais centros urbanos da província. 


Na cidade do Huambo estão em construção 14 pequenos sistemas de abastecimento de água, nos novos bairros que surgem na periferia.


Jorge Andrade recordou que a cidade do Huambo concentra 60 por cento da população da província, que ainda enfrenta alguns problemas de abastecimento de água.

Pretendemos acompanhar o crescimento da cidade com a melhoria do abastecimento de água potável”, sublinhou, acrescentando que já foi definido um projecto para a construção de uma nova central de captação e distribuição, a partir do rio Cunhongâmwa, para abastecer a zona industrial da Caála e a nova centralidade do Kora Angola, a oeste da cidade.

Apesar de alguns constrangimentos, a rede de distribuição de água é alargada a mais localidades, levando as populações a encurtarem as distâncias para as fontes de abastecimento, reconheceu.


in Jornal de Angola de 14.10.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário