segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Volume de receitas dos Registos Predial, Comercial e Automóvel



Um total de 30,747 milhões de kwanzas foi arrecadado durante o primeiro semestre deste ano nos Registos Predial, Comercial e Automóvel. 

Temos uma tabela de emolumentos dos registos com os devidos cálculos, pois não é taxativa. No Registo Predial, quanto maior for o valor económico do prédio, maior é a taxa de emolumentos”, disse o funcionário do Ministério da Justiça.

Marcial Samalinha explicou que, no Registo Comercial, quanto maior for o capital social, mais elevados são os emolumentos. A lei determina que o capital social mínimo seja de 100 mil kwanzas. Para esta quantia, o registo custa 50.546 kwanzas.


Se o capital social for de 100 m
ilhões de Kwanzas, o utente paga no registo 375.650 kwanzas. Em relação ao Registo automóvel, a Conservatória dispõe de uma tabela de preços com a qual o utente se orienta, deposita no banco a quantia exacta e posteriormente é anexado o comprovativo do depósito ao processo que é enviado para Luanda. 

Após a recepção do livrete anexado à guia da Viação e Transito, o utente tem 60 dias para efectuar o registo da sviatura. Se a guia expirar, o utente paga uma multa no momento do registo.

O Registo Automóvel de pesados tem uma multa de 23.460 kwanzas, enquanto para os ligeiros é de 18.900 kwanzas. A província do Huambo conta com Loja de Registos nos municípios do Londuimbali, Ukuma, Longonjo, Chinjenje e Catchiungo.


As lojas estão a emitir o Bilhete de Identidade, registos criminais, de nascimento, Predial, Comercial e Automóvel.


As Lojas de Registo que prestam serviços integrados possuem também um Cartório e Notariado para reconhecimento de documentos e escrituras públicas.


in Jornal de Angola de 14.10.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário