segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Registo Automóvel é o serviço mais procurado


O registo de automóveis é o serviço mais procurado na Conservatória do Huambo, onde são emitidos diariamente, uma média de cinco títulos de propriedade.

O conservador provincial dos Registos,  Marcial Samalinha, que prestou a informação, disse que no Huambo, a fiscalização obriga os utentes de viaturas a circularem legalmente, razão pela qual se preocupam mais com o registo.

Temos vindo a trabalhar para satisfazer as necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de registos”, disse Marcial Samalinha.

Sobre o registo de outras propriedades, particularmente o Registo Predial, os munícipes do Huambo apontaram o excesso de burocracia e a demora na tramitação dos processos como factores inibidores.


O Registo Predial é o segundo serviço mais solicitado na Conservatória do Huambo. Durante o primeiro semestre deste ano, foram efectuados 92 registos prediais.


O Registo Predial abrange prédios rústicos (terrenos) ou prédios urbanos (edifícios ou casas). Assim, os que se sentem titulares de uma propriedade, como terrenos, edifícios ou moradias, devem dirigir-se às administrações para que, com o seu aval, a Conservatória dos Registos emita o respectivo registo.


O conservador Marcial Samalinha explicou que, em relação ao Registo Predial, o requerente tem de provar que é titular do direito de superfície, emitido, normalmente, pelas administrações municipais, em representação do Estado, proprietário da terra. 


Muita gente adquire terreno a terceiros e quando chega à Conservatória, para fazer o Registo Predial, é impedida de o fazer”, sublinhou.

in Jornal de Angola de 14.10.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário