terça-feira, 15 de outubro de 2013

Meio em que vivem os alunos determina a qualidade do processo de ensino

Américo Custódio Hungulo

O meio em que vivem os alunos deve ser tido em consideração no acto de avaliar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem de qualquer país, uma vez que o mesmo molda o indivíduo e é fundamental para que a pessoa desenvolva habilidades cognitivas. 

O argumento é do mestre em ciências da educação, Américo Custódio Hungulo, entrevistado pela Angop, hoje, acerca do tema “Factores que condicionam a qualidade de ensino e aprendizagem”, tendo sublinhado que o processo docente educativo não depende unicamente do professor ou do aluno.

É necessário, segundo ele, que os alunos em casa desenvolvam actividades complementares ao que aprendem na escola, pois, de outra maneira, os mesmos acabam tendo um fraco rendimento.

Os pais e encarregados de educação, por sua vez, devem exigir que os filhos cumpram com as tarefas escolares.

O também docente do Instituto Superior Politécnico Lusíadas do Huambo disse não bastar apenas munir as escolas de bibliotecas e salas de informática conectadas à rede de internet, deve-se, sim, prestar atenção ao dia-a-dia dos alunos fora do ambiente escolar.

A qualidade de ensino no país caminha para a excelência, tendo em conta as acções que o Executivo tem vindo a desenvolver para que o sector da educação responda os objectivos para os quais existe”, salientou.

Contudo, apelou os professores a continuarem a apostar na sua formação académica e aconselhou as direcções de escolas a colocarem à disposição dos docentes as condições necessárias que garantam um processo de ensino e aprendizagem produtivo e eficiente.

Apesar de algumas situações ainda existentes, este processo em Angola está a evoluir, cada vez mais, tendo em atenção o número de infra-estruturas escolares quer do ensino geral (primário e geral) quer do ensino universitário “, considerou.

in ANGOP de 15.10.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário