quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Ginastas cumprem estágio



A Selecção Nacional de Ginástica em Tumbling prossegue a preparação em Portugal, sob orientação do técnico português Eduardo Mendes, com vista à disputa do Campeonato do Mundo a ter lugar de 6 a 17 de Novembro em Sofia, na Bulgária.

O combinado nacional tem 11 atletas, em ambos os sexos entres os quais seniores, juniores e juvenis. No mundial da Bulgária, Angola pretende chegar às finais e conquistar medalhas. A selecção realiza o estágio pré-competitivo no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, centro de Portugal.

O presidente da Federação de Ginástica, Auxilio Jacob, disse que estão criadas todas as condições para uma preparação condigna. 


A selecção está na terceira semana de preparação. Os atletas nesta fase estão a responder positivamente às exigências do técnico e já se adaptaram ao clima que é mais ou menos semelhante ao que vão encontrar na Bulgária. O técnico português está a ser coadjuvado por três técnicos nacionais. As condições materiais e de logística estão criadas. No total, a selecção trabalha durante oito horas por dia ”, disse. 

A realização do estágio em Portugal está inserida no projecto de cooperação existente entre a Federação angolana e a portuguesa. Alguns atletas beneficiam de bolsas de estudo em Portugal.


Os atletas seniores rumam para o palco da prova no dia 2 de Novembro, porque são os primeiros a competir. Os juniores e juvenis viajam para Sofia apenas no dia 6 de Novembro.


Fazem parte da selecção de Tumbling os ginastas, Isaac André, Gil Miango, José Epalanga (seniores), Cleidima Corina, Horácio Pita Grós, Jerson Eduardo, Victor dos Santos, Julmira Tambelele (juniores), Moto Francisco, Mariceu Sitaque, Luandina Graça (juvenis). A primeira fase de preparação aconteceu na província do Huambo.

Após a disputa do Campeonato do Mundo, os ginastas nacionais vão competir no Campeonato Africano da Zona VI e num outro torneio internacional.



in Jornal de Angola de 17.10.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário