segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Famílias rurais ensinadas a prevenir enfermidades



Ao todo 62.669 famílias rurais estão a ser instruídas na província 
do Huambo por activistas comunitários do projecto Uhayele, 
da Amosmid, sobre as diversas formas de prevenção contra 
doenças diarreicas e promoção da saúde.
A coordenadora geral do projecto, Priscila Mota Americano, disse que o objectivo é ensinar a população a preparar o soro caseiro, devido à sua importância no combate às doenças diarreicas e à desidratação.

Giovana Barros explicou que na semana passada foi realizada uma acção de formação na aldeia Catetele, município da Caála, dirigida a 50 pessoas, que foram esclarecidas sobre a melhor forma de preparar o soro caseiro, feito à base de água tratada, açúcar e sal, assim como o material necessário para a desinfecção das mãos antes do início do processo.

Este trabalho é realizado em conjunto pelos agentes comunitários de saúde, o supervisor de campo e pelos responsáveis de cada localidade, para melhorar as condições de saúde nas comunidades”, referiu. 
O projecto Uhayele já abrangeu mais de 1.014 mulheres grávidas e 13.422 crianças menores de cinco anos. 
Em Setembro, o Uhayele, que já construiu 113 latrinas e criou 132 aterros sanitários, realizou 855 palestras nas comunidades rurais e em diversas unidades sanitárias sobre o reforço das orientações para a redução de doenças na comunidade, derivadas da falta de saneamento básico, do consumo de água não tratada ou da não utilização dos mosquiteiros. 

O projecto realizou, igualmente, encontros com líderes religiosos da aldeia Nhime Sahoco.

Paralelamente, foram formados 195 agentes comunitários de saúde e seis supervisores de campo nos municípios do Mungo, Londuimbali, Cachiungo, Chinjenje, Longonjo, Ecunha, Chicala Cholohanga e comuna da Calima.

O Uhayele (saúde, na língua nacional umbundo) é um programa do Governo Provincial do Huambo, executado pela empresa privada Amosmid, que desenvolve acções de atenção primária nas comunidades rurais e tem  obteidos grandes resultados, sobretudo no campo da saude.
in Jornal de Angola de 26.10.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário