sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Espírito patriótico dos antigos combatentes determinou alcance da independência

Moreira Janeiro Mário Lopes - Director da Antigos Combatentes e Veteranos da pátria 

O espírito patriótico dos antigos combatentes e veteranos da pátria foi determinante para estabilidade do processo de libertação de Angola, que culminou com o alcance da independência nacional no dia 11 de Novembro de 1975.

Quem assim reconhece é o director dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria na província do Huambo, Janeiro Moreira Mário Lopes, entrevistado, a propósito do 38º aniversário da Independência Nacional, a assinalar-se no próximo dia 11.

Sublinhou que a conquista da independência nacional deveu-se no valor, vontade, espírito patriótico e na entrega de muitos destes antigos combatentes, durante a luta contra o regime colonial português, que teve início a 4 de Fevereiro de 1961.

Janeiro Lopes fez lembrar que o regime colonial português estava a humilhar, a oprimir e, concomitantemente, explorar as riquezas humanas e naturais de Angola, razão pela qual o povo despertou e ganhou consciência patriótica de lutar e defender os seus interesses, relacionados com a liberdade do país.

Assim sendo, prosseguiu o interlocutor, os patriotas angolanos aperceberam-se da necessidade de “derrubar” o regime colonial português, com a criação de células clandestinas em unidades hospitalares, escolas, entre outros centros de aglomeração de pessoas, sobretudo jovens.

Janeiro Lopes explicou que após a criação de células clandestinas por diversos partidos políticos, que foram mobilizando os seus militantes sobre a importância de libertar Angola, o povo apercebeu-se de que o sofrimento a que estavam sujeito a qualquer momento chegaria ao fim.

O regime colonial português, ao dar conta destas associações partidárias, foi prendendo paulatinamente os angolanos, visto que muitos deles foram levados para diversas unidades prisionais em Angola e no exterior, onde severamente eram punidos e torturados pela PIDE-DGS (Polícia Política Portuguesa)”, salientou.

Disse também ter sido graças ao heroísmo, a bravura e o patriotismo de muitos cidadãos, hoje considerados antigos combatentes e veteranos da pátria, que Angola alcançou e preservou a independência nacional.


O director dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria na província do Huambo apelou a juventude no sentido de seguir tal exemplo de bravura e patriotismo, de modo a reafirmar o sentimento de continuar a trabalhar para a consolidação da paz, do processo democrático e na defesa da integridade territorial.

in ANGOP de 25.10.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário