sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Combate das doenças psicóticas passa por mais informações - afirma médica


As famílias devem ser mais informadas sobre as formas de combate das doenças psicóticas, para redução do número de cidadãos que se apresentam com transtornos mentais, considerou, na Caála (Huambo), a responsável da Secção de Saúde Mental do Hospital municipal, Mónica Manuel.

Mónica Manuel defende a realização regular de actividades que promovam no seio familiar aspectos inerentes à saúde mental.

De acordo com a fonte, entrevistada sobre o tema “A Saúde Mental em Angola”, o processo educativo das crianças é também fundamental para combater as doenças psicológicas, psiquiátricas e até mesmo do fórum físico, já que a consciência humana corresponde ao ponto de partida das actividades humanas e o factor decisivo.

Os indivíduos não podem ficar frustrados ou muito tristes quando os seus projectos falham, por falta de capacidade. Devem, sempre que for possível, implementar o diálogo constante no ambiente familiar para ultrapassar as suas dificuldades”, aconselhou.

Mónica Manuel disse que actualmente as pessoas consomem exageradamente drogas e bebidas alcoólicas que, a par do sedentarismo de tais cidadãos, contribui para o surgimento das doenças psicóticas.

Apontou o suicídio, a falta de interesse aos projectos éticos e morais, bem como o desrespeito pelos valores culturais que frustram a conduta humana como sendo resultados das doenças que afectam a mente.

Os serviços de saúde mental no município da Caála existem desde 2011 e diariamente são atendidos, em média, seis pacientes. Os casos de fórum psiquiátrico são todos transferidos para o Hospital Regional do Huambo, devido a inexistência destes serviços localmente.

Para evitar perturbações e doenças psicóticas, a responsável recomendou a prática de exercícios físicos constantes, a redução de alimentos gordurosos, o controlo regular da pressão arterial, definir boas companhia, evitar o uso de bebidas alcoólicas e drogas.

in ANGOP de 11.10.2013


Sem comentários:

Enviar um comentário