quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Centro equestre inaugurado


O Centro Equestre, implantado numa área de 80 hectares, foi inaugurado pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, na cidade do Lubango. 

O equipamento desportivo tem como objectivo desenvolver o hipismo, valorizar o cavalo, ensinar a arte de cavalgar e formar atletas para a alta competição nos Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos.

Numa primeira fase, o centro vai formar 40 atletas nas diversas modalidades e abriu as portas com 40 cavalos, de raça lusitana, num investimento de quatro mil milhões de kwanzas.

O centro dispõe de boxes, espaço para preparação dos cavalos, armazém de forragens, bebedouros, área de demonstração e aulas de iniciação e pista para alunos avançados. 


Mais três pistas com uma cobertura de 30 metros de largura e 70 de comprimento, duas das quais para competição e outra para treinos, são abertas nos próximos tempos com a homologação da Federação Internacional de Hipismo, para torneios internacionais, disse Filipe Pimenta, consultor e organizador de provas internacionais da modalidade.


O secretário-geral da Federação Angolana Equestre (FAE), Paulo Alexandre, disse que o centro hípico da Huíla é um excelente espaço para a formação de atletas que vão representar Angola nas competições nacionais e internacionais.


Angola começa a edificar as infra-estruturas para, num curto espaço de tempo, organizar concursos nas várias especialidades hípicas. Anunciou também a abertura de centros hípicos da Policia Nacional e nas cidades de Luanda, Catumbela, Huambo e Menongue.

A etapa que se segue, anunciou o secretário-geral, é a organização de torneios e concursos hípicos, com o objectivo de apurar os melhores pares de atletas cavaleiros e cavalos para representar Angola nos concursos internacionais e nos Jogos Olímpicos.


in Jornal de Angola de 16.10.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário