segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Angola no Festival de cinema de Córdoba


Death Metal Angola” é o título do filme sobre Angola apresentado esta quinta-feira, 10, na décima edição do Festival de Cinema Africano em Córdoba ( FCAT), em Espanha.

Dirigido pelo cineasta norteamericano Jeremy Xido, o filme foi rodado na cidade de Huambo e retrata o quotidiano de milhões de crianças órfãs da guerra.  

 A película tem como cenário o orfanato Okutiuka, na capital do Planalto Central, albergando 55 crianças órfãs, de que se ocupa Sónia Ferreira, principal protagonista, cujo namorado é um guitarrista do estilo Death Metal que decide organizar um festival para a história do huambo através do rock.

Huambo foi uma das cidades mais afectadas pela guerra. A contextualização nesta cidade unida à força do som Death Metal, dão uma imagem ao espectador de que depois de 30 anos de conflito armado, começou uma nova era de desenvolvimento.

 O festival que vai agora na sua décima edição tentar quebrar os preconceitos e estereótipos do cinema africano, servindo de “alta” voz, a criação africana e aproximar o cinema do continente ao público e profissionais cinematográficos europeus.

De periodicidade anual, o Festival de Cinema Africano de CórdobaFCAT visa contribuir e aproximar os países vizinhos através da cultura cinematográfica. Nesta décima edição – a segunda em Córdoba depois de oito anos em Tarifa (Cádiz) Córdoba consolida assim a sua posição como a única plataforma espanhola a representar o cinema africano e do Médio Oriente.


Durante uma semana, o festival reservar-se-á à projecção de 70 filmes sobre o continente, produzidos em 32 países.

in O País de 21.10.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário