quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Programas integrados devem reflectir opinião dos cidadãos


Os programas municipais integrados de desenvolvimento rural e combate à pobreza devem reflectir, necessariamente, a opinião dos cidadãos, relativamente a resolução dos problemas existentes na comunidade, devendo-se, para o efeito, definir prioridades de forma conjunta com vista o seu bem-estar económico-social. 

A observação foi feita na comuna do Cuima, município da Caála, 65 quilómetros a sul da cidade do Huambo, pela directora provincial da organização não-governamental Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), Maria de La-Salete Teixeira Morgado, durante a abertura do encontro municipal das comunidades.

Na ocasião, a responsável disse que o contributo da população na implementação dos programas integrados permite analisar com clareza o nível de alcance dos resultados preconizados em relação às acções implementadas, para melhor resolver os problemas das comunidades.

Defendeu, na sua intervenção, a conjugação de coordenadas entre os munícipes e administradores, sobretudo na implementação dos programas integrados, para que tais projectos sejam executados de acordo as preocupações apresentadas pelos cidadãos.

Exemplificou o cooperativismo agro-pecuário como sendo uma das grandes experiências, porquanto tem trazido vantagens diversas, principalmente no acesso ao crédito bancário e ao estabelecimento de parcerias entre camponeses, criadores de gado, administradores e estações de desenvolvimento agrário.

A responsável da ADRA na província do Huambo referiu que a descentralização administrativa e financeira deu resultados positivos, fruto da participação activa e consciente de todos os cidadãos na governação.

Durante dois dias, os participantes, entre autoridades tradicionais, camponeses e membros da administração municipal da Caála, vão debater assuntos relacionados com as práticas de desenvolvimento local sustentável, reflexão sobre as políticas públicas de desenvolvimento rural, descentralização e autarquias.

in ANGOP de 19.09.2013


Sem comentários:

Enviar um comentário