quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Mostra de livros em alusão a Neto


A Brigada Jovem de Literatura do Huambo realiza, desde o fim-de-semana e até ao fim do mês, uma feira do livro em saudação à jornada do Herói Nacional.

O secretário da brigada, João Lara Hotalala, disse que ela tem como destaque as obras de Agostinho Neto, em particular aquelas sobre a sua vida e obra de autores nacionais e estrangeiros, de forma a a­proximar mais os feitos e a história do Herói Nacional dos jovens.

A iniciativa conta com o apoio da União Nacional dos Escritores Angolanos, que cedeu várias o­bras sobre Neto, muitas delas ainda desconhecidas na província, de acordo com João Lara Hotalala. “A casa dos escritores deu também outros títulos, com destaque para os de poesia e para as crianças”, contou.

Durante a jornada comemorativa é realizado um ciclo de palestras sobre a vida e obra de Agostinho Neto. “A iniciativa visa igualmente ajudar a promover e despertar o gosto pela literatura entre os jovens, em geral, e dos estudantes, em particular”, justificou. 

A jornada termina dia 30, com uma palestra sobre o “Brigadismo literário em Angola”, a ser proferida pelo presidente da Brigada Jovem de Literatura, Kudijimbi, e a apresentação dos seus livros, “António Jacinto e o guerrilheiro” e “Também lutaram por Angola”.

Durante o encontro, o momento que a brigada atravessa na província e a criação de novas políticas para a promoção da escrita no Huambo vão ser tema de reflexão e análise. No ambito do programa do Herói Nacional, a brigada criou no município do Bailundo uma representação, com 76 membros, com o intuito de expandir os seus serviços. 


Os próximos passos, adiantou, são a criação de núcleos literários nos municípios do Catchiungo, Tchicala Tcholonhanga, Longondjo e Ucuma.


in Jornal de Angola de 18.09.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário