sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Manutenção e respeito dos cuidados primários de saúde fortalecem cidadania


Os cuidados primários de saúde dos cidadãos constitui o pilar do Sistema Nacional do sector em Angola e o caminho para a melhoria da qualidade de vida das famílias, cuja manutenção e respeito fortalecem o espírito de cidadania. 


A afirmação é do ministro da Saúde, José Van-Dúnem, quando intervinha na abertura do X Conselho Consultivo Alargado da Direcção local do sector na província do Huambo.

Segundo o ministro José Van-Dúnem, o sector da saúde precisa implementar acções com outras áreas, no sentido de prevenir a doença nas comunidades, promovendo desde modo, o bem-estar de todos os angolanos.

Neste domínio, considerou oportunas as contribuições dos sectores da Agricultura, Justiça, Viação e Trânsito, Família e Promoção da Mulher, Urbanismo e Ambiente, Energia e Águas, Finanças e das universidades

Frisou que o conselho consultivo inscreve-se na continuidade das actividades do Ministério da Saúde com vista a consolidação da abordagem sobre a municipalização dos serviços e conteúdo do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário.

José Van-Dúnem referiu que a reunião serve igualmente para divulgar e consolidar as prioridades do sector a nível local, assim como demonstra a vontade e o caminho que a província quer seguir, visto que tem uma orientação estratégica definida para a área da saúde em todos os municípios.

Durante três dias, os participantes vão analisar, entre outros temas, a gestão em saúde pública, tuberculose: resultados do programa nos últimos três anos, efectividade da morte materna e abordagem clínica sobre a Dengue.

A radiográfica do sector público da saúde nos últimos três anos e perspectivas da província do Huambo, assim como os desafios do Ministério da Saúde: atenção primária a saúde, fazem igualmente parte da agenda da reunião.

O evento decorre sob o lema “humanização nos serviços de saúde: cuidar com dignidade e amor é um acto de cidadania, que traduz a importância de colocarmos as pessoas no centro da nossa actuação”.

in ANGOP de 27.09.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário