quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Kixi-Crédito cede dinheiro no Huambo


Cento e 96 milhões e 145 mil kwanzas foram disponibilizados, de Janeiro a Agosto deste ano, pela instituição financeira Kixi-Crédito, na província do Huambo, no âmbito do seu programa de desenvolvimento de pequenos negócios.

O montante foi emprestado a 1.­037 cidadãos que, ao longo dos primeiros oito meses do ano em curso, recorreram ao Kixi-Crédito solicitando financiamento. Os dados foram divulgados hoje, na cidade do Huambo, pelo gestor provincial desta instituição, Fadário Lussati, durante um encontro mantido com os clientes.

O responsável deu a conhecer, na ocasião, que os créditos entregues a clientes individuais e organizados em grupos de 15 pessoas variaram de cem mil a um milhão de kwanzas, cujo reembolso é feito entre seis a 12 meses depois, com uma taxa de juro situada em 3,75 por cento ao ano.


Fadário Lussati  explicou que o Kixi-Crédito, no Huambo, prevê contemplar, até Dezembro, 2.500 clientes, com um financiamento de dois bilhões de kwanzas.


Fundado na província de Luanda, em 1999, o Kixi-Crédito é uma associação de micro-crédito criada ao abrigo da lei 13/05 das instituições financeiras e registado pelo Banco Nacional de Angola, com o objectivo de aliviar a pobreza, através de pequenos empréstimos aos grupos e indivíduos que residem nas zonas peri-urbanas.


Kixi-Crédito é um instrumento financeiro e está implantado em 13 das 18 províncias do país. O produto junta-se a outros mecanismo de crédito criados por iniciativa do executivo para ajudar os empreendedores a abrirem negócios.


in Jornal de Angola de 26.09.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário