quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Conferência nacional dos advogados no Huambo


A quarta Conferência Nacional dos Advogados começa hoje na cidade do Huambo, onde, durante dois dias, serão abordados temas de interesse das comunidades e os constrangimentos no exercício da actividade de advocacia em Angola. 

Quatro painéis, designadamente, “A Ordem no reforço e na coesão da classe”, “O estado da reforma da justiça e do direito”, “Advocacia no âmbito da SADC” e a “Advocacia e arbitragem”, dominarão os trabalhos deste evento que é convocado em intervalos de três anos.

De acordo com o programa enviado, a conferência vai decorrer sob o lema “A  Advocacia e a Constituição”, pelo facto da Lei Magna, em vigor desde 2010, ter consagrado a advocacia como um instrumento essencial à administração da justiça.

Será feita, no evento, uma avaliação ao exercício da advocacia e os novos desafios, na perspectiva de equacionar mecanismos a utilizar para corresponder, positivamente, às expectativas da sociedade perante esta classe.

Na quinta-feira vão ser abordados os primeiros dois painéis (“A Ordem no reforço e na coesão da classe” e “O estado da reforma da justiça e do direito”) nos quais constam os temas “Ética: A grande exigência da advocacia”, “O exercício ilegal da profissão: uma ameaça à nossa coesão”, “O quadro legal da ordem dos advogados face ao actual paradigma constitucional, social e económico: as incompatibilidades e prerrogativas dos advogados” e “ A fiscalização sucessiva das leis: obrigação da ordem”.

Já na sexta-feira, último dia da conferência, serão debatidos mais dois painéis ("Advocacia no âmbito da SADC” e a “Advocacia e arbitragem”) que compreendem os temas “O tribunal da SADC: problemas”, “A advocacia de língua portuguesa na SADC”, “A Ordem na institucionalização da arbitragem”, “A execução das sentenças arbitrais e adesão à Convenção de Nova Iorque”, e “Assistência judiciaria e o acesso ao direito do cidadão".

Estima-se que a Ordem dos Advogados de Angola (OAA) conte, neste momento, com 999 advogados e 1350 advogados estagiários, dos quais cerca de 96 porcento estão concentrados na capital angolana.

in ANGOP de 19.09.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário