quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Bailundo tem disponíveis novos serviços


O Hospital Municipal do Bailundo, na província do Huambo, vai dispor, a partir de hoje, de um centro de hemodiálise e de um bloco operatório, disse o director provincial da Saúde, Frederico João Juliana.

O responsável esclareceu que o centro de hemodiálise vai assistir em média, diariamente, 40 pacientes com insuficiência renal das províncias do Huambo, Bié, Kwanza-Sul, Huíla e Kuando-Kubango.

O director provincial Frederico Juliana esclareceu que o centro de hemodiálise vai ser uma mais-valia para algumas províncias, pois está equipado com tecnologia-de-ponta e conta com profissionais competentes.


Sobre o bloco operatório, disse que o hospital está devidamente apetrechado, com serviços assegurados por médicos ginecologistas, obstetra, anestesista e um especialista em reanimação. 

O director provincial da Saúde apelou à população do Bailundo para cultivar o hábito da doação de sangue, uma vez que a hemoterapia do hospital só é totalmente funcional se tiver reservas de sangue para apoio do bloco operatório.

A par do centro de hemodiálise e do bloco operatório do Hospital Municipal do Bailundo, vai ser inaugurado na província do Huambo o Laboratório Nacional de Entomologia, unidade vocacionada para o estudo das causas e da prevenção da malária. 

O Laboratório Nacional de Entomologia, o quarto em África, vai atender os pacientes da região centro e sul do país.

in Jornal de Angola de 26.09.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário