sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Expansão da rede escolar no município da Caála satisfaz responsável


A expansão da rede escolar no município da Caála, 23 quilómetros da cidade do Huambo, foi elogiada pela inspectora-geral do Ministério da Educação, Maria de Fátima Lemos, no termo da sua visita de trabalho.
 
Satisfeita com tal facto, a responsável felicitou a administração do município pelos esforços de construir escolas em todas as aldeias, visando erradicar o fenómeno de crianças fora do sistema normal de ensino por falta de estabelecimentos.
 
A inspectora-geral do Ministério da Educação mostrou-se também satisfeita com a forma como está a ser implementado, neste município, o programa de merenda escolar, facto que concorre para a redução do absentismo de alunos nas escolas.
 
Maria de Fátima Lemos referiu que o sector da educação enfrenta diversas dificuldades, não mencionadas, que serão ultrapassadas paulatinamente, com a intervenção do governo da província e do ministério.
 
Quanto ao cumprimento da reforma educativa, uma das razões da sua visita, a inspectora-geral do Ministério da Educação disse estar a decorrer dentro da normalidade.
 
Apelou os encarregados de educação a envolverem-se nas acções que visam melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem, acompanhando de perto o desempenho dos filhos.
 
Maria de Fátima Lemos analisou com os responsáveis locais da educação o cumprimento das normativas das unidades escolares, programa, calendário de aulas, material didáctico de base, uso de cadernetas dos professores, metodologias de avaliação e ensino, desempenho dos alunos, perfil dos professores, planificações de aulas, mapa de acompanhamento dos professores, actividades extra-escolares e os seus objectivos, bem como o currículo académico.
 
As condições actuais das escolas do ponto de vista físico, as técnicas de supervisão dos directores e os relatórios de actividade de escolas foram outros assuntos discutidos no município da Caála durante o trabalho de inspecção.
 
A Inspecção Nacional do Ministério da Educação realiza anualmente visitas em todas as províncias do país para ter a real percepção dos problemas e os sistemas evolutivos do sector em prol dos alunos para o melhoramento do ensino em Angola.
in ANGOP de 16.08.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário