quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Ensino militar melhora acção da tropa

general Geraldo Sachipengo Nunda, chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas

O crescimento gradual que o ensino militar regista em Angola, por meio de acções formativas nas diversas áreas de especialidades castrenses, constitui um instrumento de valor científico que ano após ano melhora a eficiência, para s atingir a excelência no período desejável, no sector militar.

A afirmação é do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, general Geraldo Sachipengo Nunda, que discursou no encerramento do terceiro curso de oficiais milicianos, que se realizou em paralelo com o de actualização de oficiais de logística e o de formação complementar de oficiais das Forças Armadas da Guiné Conacry, na academia do Exército.

O general Sachipengo Nunda afirmou que um dos principais objectivos dos cursos é disponibilizar às Forças Armadas Angolanas e aos parceiros, quadros qualificados, dotados de conhecimentos essenciais da ciência e arte militar, que sejam exímios utilizadores dos meios técnicos e do armamento e possuam capacidades de liderança e chefia.


Dirigindo-se, em especial, aos finalistas dos três cursos, o chefe do Estado-Maior General das FAA disse: “a partir de hoje, o vosso desempenho vai ser acompanhado de medidas de avaliação, num processo contínuo de preparação e de educação patriótica, através dos cursos de capacitação e no cumprimento quotidiano das ordens, das normas e dos regulamentos militares”. Antes de desejar bom regresso aos oficiais guineenses, o general Geraldo Sachipengo Nunda aconselhou os militares, independentemente do posto ou grau de responsabilidade, a agirem de acordo com a lei e “não excederem as fronteiras definidas no exercício das suas funções. O vosso compromisso é, acima de tudo, servir a pátria”.

Força Aérea

A sétima reunião metodológica dos especialistas de finanças da Força Aérea Nacional, recomendou a aplicação da legislação e instruções baixadas através de decretos presidenciais sobre matéria de gestão financeira e patrimonial do Estado.

O encontro, que decorreu no regimento de caça-bombardeiros da Catumbela, em Benguela, recomendou também a “adopção escrupulosa” das conclusões saídas da segunda reunião metodológica dos órgãos de administração e finanças das FAA, realizada na província do Huambo, de 18 a 19 de Junho deste ano.

Provenientes das regiões aéreas Norte, Sul e da direcção de logística, os participantes concluíram, igualmente, ser necessária mais a­tenção na formação e actualização dos especialistas de finanças deste ramo das FAA.

O empenho do sector na criação de condições sociais, de acomodação e de trabalho para o efectivo das Forças Armadas Angolanas (FAA), em especial a Força Aérea Nacional, foi apontada também como tarefa a cumprir.


Ao presidir à cerimónia de encerramento, o segundo-comandante da FAN, tenente-general Cristóvão Miguel da Silva Júnior, enalteceu a entrega dos participantes às discussões dos temas agendados, vaticinando que isso possa permitir melhorias no desempenho do dia-a-dia. 


O encontro abordou, entre outras matérias, o Sistema integrado de gestão financeira do Estado (SIGFE) e o Orçamento das FAA – Planeamento, execução e controlo.

in Jornal de Angola de 28.08.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário