terça-feira, 20 de agosto de 2013

Côte d'Ivoire e Nigéria apontadas candidatas à conquista da prova

A Côte d'Ivoire e a Nigéria foram apontadas hoje, no Huambo, como principais candidatas à conquista da 26ª edição do Afrobasket2013, a decorrer de 20 a 31 deste mês em Abidjan, na Côte d'Ivoire.

Fazendo o lançamento da prova, o presidente da associação de basquetebol na província do Huambo, Domingos Malaquias, considerou que os ivoirienses partem em vantagem por jogarem diante do seu público e por terem uma selecção composta por basquetebolistas experientes,  muitos dos quais actuam em campeonatos europeus competitivos.

A Côte d'Ivoire é uma forte candidata e tem condições para tal. O facto de não vencer um Afrobasket desde 1985, reforça ainda mais a condição de favorita”, esclareceu.

Quanto à Nigéria, Domingos Malaquias afirmou ser a selecção com melhores basquetebolistas do continente, mas tem sido penalizada por falta de organização antes e durante os africanos, razão pela qual nunca se sagrou campeã.

Disse que as boas exibições demonstradas pelos nigerianos no torneio pré-olímpico, disputado em 2012 na Venezuela, deixam antever que este ano podem levar o título pela primeira vez, após várias finais perdidas.

Parece-me que a Nigéria conseguiu, finalmente, ultrapassar os problemas de organização que a têm assolado. Na Venezuela deu mostras do que é capaz e, além do mais, começou a preparar-se para este Afrobasket com quase três meses de antecedência”, sublinhou.

Malaquias considera que a Tunísia, campeã em título, os Camarões e Angola são, a par da Côte d'Ivoire e da Nigéria, também favoritas.

A primeira fase do Afrobasket está dividida em quatro séries. Na “A” estão a Côte d'Ivoire, Egipto, Senegal e Argélia, na “B” a Tunísia, Rwanda, Burkina Faso e Marrocos. Angola, República Centro Africana, Cabo Verde e Moçambique estão na “C”, ao passo que a “D” tem Nigéria, Congo, Mali e Camarões.

in ANGOP de 20.08.2013



Sem comentários:

Enviar um comentário