segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Consumo excessivo de sal e bebidas alcoólicas na base das doenças hipertensas


O consumo excessivo de sal na alimentação e de bebidas alcoólicas foram apontados, no Huambo, pela coordenadora da sociedade angolana de doenças cardiovasculares, Yonas Assis, como as principais causas das doenças hipertensas. 

Falando durante a actividade de rastreio de tensão, glicemia e medição do perímetro abdominal, enquadrado nas II jornadas de cardiologia a realizarem-se nesta cidade, a especialista em cardiopneomologia apontou a faixa etária dos 30 aos 35 anos de idade como a mais afectada por hipertensão.

Ao caracterizar esta doença em Angola considerou ser uma das maiores causas de morbilidade e mortalidade, por causa do exagero dos cidadãos no consumo de bebidas alcoólicas e alimentos salgados.

Referiu que a pressão arterial não se sente, mede-se, e apelou a população a manter um controlo regular da patologia, que se manifesta, na sua escala maior, provocando deficiência aos detentores ou até mesmos vítimas mortais.

Yona Assis assegurou que a hipertensão pode ser controlada, com a redução do consumo do sal e de bebidas, melhoria da dieta alimentar e a da prática constante de exercícios físicos.

in ANGOP de 26.08.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário