quinta-feira, 18 de julho de 2013

Projecto "Sorriso" apresentado no Congresso de Valências em Tecnologias da Saúde


O projecto “Sorriso”, vocacionado à promoção da saúde bucal na província do Huambo, foi apresentado aos delegados presentes no 3º Congresso Nacional de Valências em Tecnologias da Saúde, que decorre na cidade de Benguela, de 16 a 20 de Julho, sob o lema “ Tecnologias de saúde, por uma atenção cuidada no diagnóstico e terapêutica de patologias”.

Ao anunciar o facto hoje, no Huambo, a coordenadora geral do projecto, Sarah Leandro, disse ter informado aos presentes no congresso sobre o trabalho desenvolvido e as perspectivas, tendo destacado a importância do “Sorriso” ter marcado presença na abertura deste evento nacional de saúde.

Deu a conhecer que a grande perspectiva para este ano é a implantação da escola modelo em saúde bucal, na qual a equipa do projecto já iniciou a desenvolver acções semanais numa escola da periferia da cidade do Huambo.

Durante a abertura do 3º Congresso Nacional de Valências em Tecnologias da Saúde, Sarah Leandro, responsável do projecto “Sorriso”, apresentou uma comunicação com o tema “programa de saúde bucal, uma realidade na província do Huambo, resultados e  perspectivas”.

Nos últimos três anos, referiu, o projecto realizou 2.873 palestras de saúde bucal em 235 escolas públicas do ensino primário, nos 11 municípios da província do Huambo.

Neste mesmo período, foram distribuídos 187.302 kits de saúde bucal, escovas e cremes dentais, a igual número de alunos e 133 mil crianças realizaram a escovação dental supervisionada.

Na clínica móvel de estomatologia, entregue pelo governo provincial no início deste ano lectivo, o projecto realizou 1.783 consultas de especialidade, tanto nas escolas como nas feiras de saúde realizadas pela direcção provincial.

O “Sorriso” é um programa de saúde bucal do Governo do Huambo executado há cinco anos por uma empresa privada de gestão em saúde.

in ANGOP de 18.07.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário