sexta-feira, 19 de julho de 2013

Novas embarcações vão incentivar pesca continental


O administrador do município do Bailundo, cerca de 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, Irineu Cândido Leonardo Sacáala, admitiu que as novas embarcações postas à disposição das populações da Ombala de Essivi vão incentivar a pesca continental, para além da travessia de pessoas e bens.
 
Esta posição do administrador do Bailundo foi expressa durante o acto que marcou a entrega de três novas embarcações de travessia que vão apoiar mais de 3 mil e 700 famílias das aldeias circunvizinhas da Ombala de Essivi, onde serão criadas duas associações de pescadores.
 
Queremos que as embarcações, para além de contribuir na melhoria da circulação de pessoas e bens, sirvam também para a pesca continental, para que as famílias contribuam na melhora das suas condições de vida”, disse.
 
Irineu Sacaala acrescentou que a iniciativa será extensiva ao longo do território da sua área de jurisdição, onde as populações evacuam as suas mercadorias com canoas rudimentares que não oferecem condições de segurança.
 
No rio Keve aparecem hipopótamos e jacarés que põem em perigo a vida das populações e dentro dos esforços do governo, no quadro do programa de desenvolvimento e de combate à fome e pobreza, será projectada a construção de uma ponte, que vai melhorar a circulação de pessoas e bens”, disse.
 
A entrega das três embarcações às populações da comuna de Luvemba enquadra-se nas festividades dos 111 anos da vila do Bailundo, desde que ascendeu à categoria, a 16 de Julho de 1902, através do Decreto-Lei nº 54 do Boletim Oficial nº1. A vila foi fundada pelo português Teixeira da Silva.

in ANGOP de 19.07.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário