segunda-feira, 29 de julho de 2013

Ministério do Comércio vistoria estabelecimentos comerciais


O Ministério do Comércio está a fazer, na província do Huambo, a vistoria aos estabelecimentos comerciais retalhistas e de grandes superfícies, para verificar o cumprimento de requisitos legais necessários ao exercício da actividade mercantil.  
 
A vistoria conjunta com a Direcção Nacional do Comércio e entidades locais da Polícia de Inspecção e Investigação das Actividades Económicas, da corporação de bombeiros, da Saúde e do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec) visa ainda participar aos agentes comerciais sobre o novo Sistema Integrado de Licenciamento da Actividade Comercial (SILAC) e o programa de emissão do novo Alvará Comercial.
 
O inspector chefe do Ministério do Comércio, Francisco Lopes, informou que a iniciativa consta do cumprimento da lei nº 1/07/ de 14 de Maio (Leis da Actividade Comercial), que visa a actualização dos alvarás comerciais que não se realiza desde 2000 no país.
 
Sublinhou que esta actividade decorre em todo o país e tem a ver com a necessidade de implementação do novo Alvará Comercial que entrará em vigor ainda este ano em Angola, em função do Sistema Integrado de Licenciamento da Actividade Comercial, com início de visitas aos estabelecimentos comerciais da cidade do Huambo, onde existe maior número de infra-estruturas na província.

Para a elaboração do novo alvará há pressupostos primários que são as vistorias, a localização dos estabelecimentos comerciais em função dessa lei, no casco urbano devem ser apenas licenciadas empresas de pequena e grandes dimensões, os operadores do comércio a grosso não serão licenciados nas zonas urbanas, mas sim na periferia para evitar constrangimentos”, esclareceu.
 
Alertando para a importância dos comerciantes terem acesso às novas cédulas de alvarás, o responsável explica que, no fim de cada vistoria, um certificado sob a égide da Direcção Nacional do Comércio é entregue ao proprietário do estabelecimento, mediante o estado funcional, as condições higiénico-sanitárias, de segurança pública e a área de exposição de venda.
 
As equipas de vistoria aos estabelecimentos comerciais vão desdobrar-se nesta segunda-feira para os municípios do Huambo, Caála e Bailundo por serem zonas com maior número de estabelecimentos comerciais nesta região.

in ANGOP de 29.07.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário