segunda-feira, 15 de julho de 2013

Docentes Cubanos visitam reino do Bailundo


Os docentes cubanos afectos ao Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) do Huambo visitaram o reino do Bailundo, com objectivo de serem informados sobre a história e a tradição do povo Ovimbundu, 38 anos depois da conquista da independência nacional de Angola.

Durante a visita ao reino, localizado na vila municipal do Bailundo, 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, os docentes receberam explicações detalhadas sobre a história da identidade cultural Ovimbundu, assim como da fundação do reino do Bailundo no século XV pelo Rei Katyavala.

Na ocasião, o actual rei do Bailundo, Ekuikui V, informou que o reino foi criado em homenagem ao primeiro soberano que, vindo da província do Kwanza Sul, fundou e reinou durante muitos anos, instalando-se na ombala (casa grande) de Soma Inene (monarca), situado no monte Halavala, onde jazem os restos mortais dos reis Katyavala e Ekuikui, símbolos da resistência anti-colonial nesta região do planalto central.

Questionado sobre os rituais para a entronização de um rei, o soberano explicou que a cerimónia começa com a escolha de um membro da linhagem do antecessor e depois de eleito o mesmo acende o fogo, chamado na língua nacional umbundu de “Okuchakanla Otchiyocola”, antecedido por uma cerimónia de pedido e apresentação à família como acontece com as noivas.

Depois do acto de apresentação à família, de acordo com o rei Ekuikui V, o ritual reserva o abate de, pelo menos, cinco cabeças de gado bovino, bem como a presença no local da entronização de bebidas quentes e espirituais, além da quissângua, numa cerimónia organizada pelos 35 membros da corte da Ombala Mbalundu.

Por sua vez, o chefe de departamento de ciências sociais do ISCED Huambo, Alberto Sehululo, salientou, em declarações à imprensa, que a visita serviu para esclarecer aos docentes cubanos a importância de um rei numa Angola independente.

O Reino do Bailundo foi fundado no século XV, até então designado por Halavala.

No decorrer deste período foram soberanos do Bailundo os reis Katiavala I, Jahulo I, Samandalu, Tchingui I, Tchingui II, Ekuikui I, Numa I, Hundungulo I, Tchissende I, Jungulo, Ngundji, Tchivukuvuku Tchama Tchongonga, Utondossi, Bonji, Bongue, Tchissende II, Vassovava e Katiavala II.

O reino do Bailundo teve ainda como soberanos Ekongoliohombo, Ekuikui II, Numa II, Moma, Kangovi, Hundungulo II, Mutu Ya Kevela (vice-rei), Tchissende III, Jahulo II, Mussitu, Tchinendele, Kapoko, Numa II, Pessela Tchongolola, Ekuikui III e Ekuikui IV. Armando Francisco Kalupeteka (Ekuikui V) é o seu actual rei.

Na província do Huambo, situada no planalto central de Angola existem cinco reinos, designadamente o reino do Huambo, Chiaka, Sambo, Bailundo e do Chingolo.

in ANGOP de 15.07.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário