quinta-feira, 25 de julho de 2013

Criadores de gado discutem técnicas


Fazendeiros e estudantes universitários de agronomia das províncias da Huíla e do Huambo vão participar nas Quintas Jornadas de Bovinicultura de Carne, nos dias 8 e 9 de Agosto, no Lubango, no âmbito da X edição da Feira Agro-pecuária.

O director-geral da Cooperativa de Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA), Álvaro Fernandes, disse que a actividade enquadra-se também na 27ª Edição das Festas da Nossa Senhora do Monte, que abrem no próximo dia 3 de Agosto.

Álvaro Fernandes referiu ser objectivo  das jornadas técnicas informar os fazendeiros sobre a introdução e benefícios de novas tecnologias na gestão de propriedades e manadas, assim como proporcionar a estudantes de agronomia oportunidades para aliar os conhecimentos teóricos à aplicação prática. 


Está calculada uma participação de mais de 100 fazendeiros e estudantes. A cooperativa de criadores convidou, além dos ganadeiros expositores na feira, estudantes da faculdade de Veterinária do Huambo, do Instituto Superior Politécnico da Huíla e do Instituto Médio Agrário do Tchivinguiro, também da Huíla.

As Jornadas são orientadas por 12 oradores da África do Sul, Argentina, Cuba e de Angola, que abordam em palestras os temas “Como organizar uma fazenda” e “Importância do manejo reprodutivo de bovinos de corte”.

Em dois dias, os participantes vão falar sobre a planificação da exploração pecuária para a implantação de embriões, de indicadores da eficiência reprodutiva em bovinos e de viroses transmitidas por mosquitos e moscas, assim como de resistência no tratamento.


in Jornal de Angola de 25.07.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário