sexta-feira, 26 de julho de 2013

Comunidades do Bailundo ganham novos sistemas de água


Três novos sistemas de abastecimento de água potável às populações estão a serem instalados, este ano, pela Administração do Bailundo, província do Huambo, junto das comunidades daquela circunscrição, numa acção que visa melhorar a qualidade de vida das populações no quadro do Programa  “Água para Todos”, implementado pelo Governo.

O facto foi avançado  pelo administrador do Bailundo, Irineu Cândido Leonardo Sacaála, tendo assegurado que os novos sistemas equipados com painéis solares estão a ser instalados nas aldeias de Talaganla, comuna do Bimbe, Namba (Hengue) e Chicala (Lunje). Vão beneficiar mais de duas mil e 250 famílias e estão orçados em 27 milhões de kwanzas.

De acordo com a fonte, a administração local está igualmente a trabalhar este ano na reabilitação e manutenção de 10 pontos de água que já beneficiam mais de duas mil e 500 famílias, numa acção que visa diminuir o índice de doenças no seio das comunidades.

Irineu Sacaála feriu que o projecto de reabilitação e manutenção já abrangeu 25 pontos de água na sua área de jurisdição, a cargo da Empresa Municipal de Energia e Águas (EMEA), em parceria com a direcção local da saúde pública.

Nos últimos tempos, regista-se poucos casos de doenças provocadas por consumo de água não tratada nas comunidades, existe um acompanhamento de manutenção e abertura de novos pontos de tratamento e distribuição de água às populações nas cinco comunas que compõem o município”, destacou.

Na vila do Bailundo, 38 mil habitantes consomem água potável, onde nesta altura está em curso o processo de reposição de torneiras junto das comunidades.

in ANGOP de 26.07.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário