quarta-feira, 17 de julho de 2013

Arcebisbo do Huambo celebra bodas de ouro

Arcebispo emérito do Huambo, dom Francisco Viti




O arcebispo emérito do Huambo, D. Francisco Viti, celebrou as bodas de ouro do seu sacerdócio com uma homilia em que apelou aos fiéis o cultivo do amor, caridade, união e reconciliação entre irmãos, para a preservação da paz.
Ordenado sacerdote a 14 Julho de 1963, D. Francisco Viti foi nomeado arcebispo do Huambo em 20 de Setembro de 1986 e tomou posse a 19 de Outubro de 1986. Em Julho de 2003, renunciou ao cargo, por ter atingido o limite de idade.

O núncio apostólico da Igreja Católica em Angola, D. Novatus Ronganbwa, reconheceu a entrega de D. Francisco Viti na evangelização das comunidades, que serviu “com nobreza e humildade. Há acontecimentos na vida que falam por si, suscitando paz e alegria no coração de todos os fiéis católicos e da sociedade em geral”, sublinhou.

D. Novatus Rongambwa referiu que “os 50 anos de sacerdócio de D. Francisco Viti levam-nos a agradecer-lhe profundamente, por todo o seu ministério sacerdotal”.
O representante do Papa em Angola lembrou que D. Francisco Viti trabalhou em várias paróquias, na formação de seminaristas, sacerdotes e membros de vida consagrada.
D. Francico Viti é filho de Bartolomeu Samukula e de Catarina Tchinamwile, nasceu na aldeia de Misasa, Ganda, no dia 15 de Agosto de 1933. Foi baptizado a 14 de Agosto de 1945 e ordenado padre a 14 de Julho de 1963, por D. Daniel Junqueira. 
A celebração das bodas de ouro foi testemunhada por membros do governo local, deputados, representantes de partidos políticos e autoridades tradicionais.
in Jornal de Angola de 17.07.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário