terça-feira, 4 de junho de 2013

Enfraquecimento dos mecanismos de controlo social é uma das causas do aumento da criminalidade


O consumo exagerado de bebidas alcoólicas e drogas, bem como o enfraquecimento dos mecanismos de controlo social nas famílias constituiem as principais causas do aumento do índice de criminalidade na província do Huambo.

A constatação consta no informe semanal do Comando Provincial do Huambo da Polícia Nacional, que a Angop teve acesso hoje, apontando também o crescimento desordenado dos bairros periféricos da cidade do Huambo e a deficiente iluminação pública.

Afirma que a falta de controlo famíliar tem dado lugar a comportamentos desviantes por parte da juventude e adolescentes, que se têm dedicado ao tráfico e consumo de estupefaciente (liamba), prostituição, formação de grupos criminosos, cometendo crimes de vandalismo, ofensas corporais, roubos, furtos, violações e homicídios voluntários.

Existem jovens e meninos que cometem tais crimes em busca de formas alternativas de sobrevivência, sendo, por isso, necessário engajamento da sociedade no resgate dos valores morais e cívicos”, lê-se na nota.

Durante a última semana,  a corporação registou, na província do Huambo, 55 crimes de natureza diversa, tendo sido detidos 57 cidadãos indiciados no cometimento de tais delitos.

No período em referência, notificou-se ainda 14 ocorrências diversas, destacando-se a mordedura de três cidadãos por cães vadios, remoções de cadáveres, mortes por queimadura, afogamento, morte por intoxicação etílica, suicídio por enforcamento, entre outros.

Foram registados também 17 acidentes de viação, que provocaram a morte de uma pessoa e ferimentos grandes e ligeiros a outras 16.  

in ANGOP de 04.06.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário