quarta-feira, 5 de junho de 2013

Destacada importância do estudo do custo por alunos nas escolas

Director provincial da Educação, Manuel Sampaio do Amaral

O director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Sampaio do Amaral, destacou, na cidade do Huambo, o estudo do custo por aluno nas escolas públicas, privadas e comparticipadas como categoria indispensável para o planeamento da política educativa.
Ao intervir no acto de abertura do seminário provincial sobre "Custo por aluno e orçamento da educação”, a decorrer até dia 6 deste mês, disse ser necessário e urgente efectuar tal estudo em todas as classes do ensino primário, I e II ciclos do ensino secundário, para se conhecerem os gastos da educação por parte das famílias.
Avançou que a identificação das fontes de financiamento das escolas, avaliação do custo do ensino, segundo os vários níveis, etapas, modalidades e determinação das variáveis que influenciam no cálculo do custo por aluno constitui o objectivo do projecto afecto ao Ministério da Educação.
Por isso, acreditamos que o projecto de estudo do custo por aluno e orçamento da educação em curso no ministério pode oferecer um referencial geral e seguro na definição de políticas educativas do Executivo Angolano”, sublinhou.
A acção formativa, que juntou chefes de repartições e directores de distintas escolas dos municípios do Huambo, capital da província, Caála, Bailundo, Cachiungo, Ecunha e Longonjo, visa igualmente dotar os participantes de conhecimentos e ferramentas para a recolha de dados sobre o estudo do custo por aluno e orçamento.
in ANGOP de 05.06.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário