quarta-feira, 5 de junho de 2013

Crianças instadas a denunciarem actos de violência


As crianças da escola comandante Dangereux, município do Huambo, foram instadas a denunciarem os actos de violência contra os petizes, com vista a combater a agressão de que algumas vezes são alvo.
Os meninos foram aconselhados pelo delegado provincial da Justiça do Huambo, Ernesto Estêvão, durante uma palestra sobre “violência contra a criança”, promovida pelo Instituto Nacional da Criança (INAC), em alusão ao Dia Mundial das Crianças Vitimas de Agressão (4 de Junho).
Ao dissertar o tema, o responsável considerou a violência contra a criança traduzida pela agressão física, psicológica, maus-tratos, exploração e abuso sexual, praticados por adultos.
Explicou que os direitos e deveres dos menores em Angola estão plasmados na Constituição e têm de ser transmitidos às crianças, para o seu conhecimento e denúncia dos incumpridores.
Mostrou-se ainda preocupado com o número elevado de crianças na província sem assento de nascimento, o que considerou também um acto de violência, “porque a criança tem direito ao nome” .
Apelou, por outro lado, os pais, encarregados de educação e professores a cumprirem com 11 compromissos a favor das crianças, com vista a promoverem o seu bem-estar.
Apontou a violência física e psicológicas como estando na base do aumento do número de meninos de e na rua.
 O evento foi testemunhado por pais, encarregados de educação e professores.
in ANGOP de 05.06.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário