segunda-feira, 27 de maio de 2013

Vice-governador pede mais apoios para os inventores nacionais

 Vice-governador da província do Huambo para a área política e social, Guilherme Tuluka

O vice-governador da província do Huambo para a área política e social, Guilherme Tuluka, pediu, nesta cidade, ao Ministério da Ciência e Tecnologia que preste mais apoios aos inventores (criadores) nacionais, por considerar que jogam um papel decisivo no desenvolvimento de qualquer país.
 
Intervindo na abertura da feira do inventor, que reúne criadores das províncias do Huambo, Bié e Moxico, Guilherme Tuluka pediu que o Ministério da Ciência e Tecnologia crie em algumas províncias centros de captação dos inventores.
 
Defendeu também que haja maior cooperação com as escolas para que a cultura de inovação e criatividade seja assimilada nos primeiros anos de escolaridade.
 
Para Guilherme Tuluka, a realização de feiras inter-provinciais, que visam seleccionar os melhores criadores para participarem no evento nacional é um marco importante para o alcance do desenvolvimento que o país pretende atingir a médio prazo.
 
Precisamos ter em todas as províncias do país uma estrutura que represente a ciência e a tecnologia, para melhor aproveitarmos os recursos humanos existentes. A ciência e a tecnologia estão ao nosso alcance, falta-nos apenas mais apoios”, manifestou.
 
O vice-governador do Huambo encorajou os criadores angolanos a prosseguirem com as suas descobertas, mas aconselhou-os a aperfeiçoarem o seu talento e a aliarem-se com outros com maior capacidade que eles.
 
Estão a participar na feira 20 criadores, dos quais 12 do Huambo, cinco da província do Bié e três do Moxico.
 
Durante o evento, que termina na segunda-feira, estão previstas palestras sobre  empreendedorismo, direitos e protecção da propriedade industrial, o papel da associação angolana dos inventores e inovadores e segurança da informação.
 
Feiras do género foram já realizadas pelo Ministério das Ciência e Tecnologia em outras províncias com o mesmo propósito de desenvolver uma cultura local assente na base da criatividade e inovação que fomente o desenvolvimento da tecnologia em Angola e seleccionar os melhores trabalhos para serem apresentados em Setembro, em Luanda, durante a feira nacional.
 
in ANGOP de 27 de maio de 2013 

Sem comentários:

Enviar um comentário