quinta-feira, 23 de maio de 2013

UNITA pede comissão de inquérito


A UNITA anunciou que vai propor na Assembleia Nacional a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para se averiguar as circunstâncias e encontrar os culpados da morte do secretário municipal das finanças do partido no Londuimbale, província do Huambo, ocorrida no dia 11 deste mês.

O anúncio foi feito ontem em Luanda pelo secretário do partido no Huambo, Liberty Chiyaka, que se deslocou à capital do país para realizar uma conferência de imprensa sobre o assunto.

Durante o encontro com os jornalistas, Chiyaka apresentou a versão da UNITA dos acontecimentos e denunciou o que classifica de “silêncio” por parte das autoridades da província relativamente à morte de Francisco Epalanga quando se encontrava em missão de serviço partidário.

O responsável partidário provincial informou que o grupo parlamentar da UNITA vai exigir à Assembleia Nacional o envio de uma comissão parlamentar de inquérito ao Huambo.


Numa nota também lida por Liberty Chiyaka durante a conferência de imprensa, o grupo parlamentar da UNITA repudia as alegações segundo as quais os tumultos no Londuimbale se deram porque a população local rejeita a instalação das estruturas da UNITA na zona.
 
Durante a conferência de imprensa, Liberty Chiyaka disse que o comando da Polícia Nacional garantiu que vai fazer tudo para investigar, através dos seus órgãos competentes, e encontrar os culpados para serem levados a tribunal.

O deputado disse que, além do cidadão falecido, estava presente no momento do crime o seu irmão, que se encontra ferido. Liberty Chiyaka adiantou que a UNITA decidiu organizar, na província do Huambo, uma vigília no dia 1 de Junho, em homenagem a Francisco Epalanga.

in Jornal de Angola de 23.05.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário