segunda-feira, 27 de maio de 2013

Técnicos da EDA capacitados em matérias de desenvolvimento agrícola


Quarenta técnicos da Extensão de Desenvolvimento Agrário (EDA) dos 11 municípios da província do Huambo foram capacitados e treinados este mês em matérias sobre a promoção do desenvolvimento agrícola nas comunidades rurais, uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA).
 
A informação foi prestada pelo chefe de departamento da coordenação e supervisão geral do IDA, Augusto Pedro Nguimbi, após uma visita ao projecto de desenvolvimento agrícola da comuna da Calenga, município da Caála, com dez mil famílias camponesas inseridas no programa.
 
Pedro Nguimbi detalhou que os técnicos da EDA foram capacitados e treinados em técnicas de campos de demonstração, matéria de recursos humanos, estudo de mercado e estimação da área de produção nas comunidades.
 
Foram ainda ensaiadas técnicas de manuseamento pluviométrico para medir as quantidades de chuvas, de forma a definir as estratégias agrícolas para uma produção com êxito e evitar possíveis prejuízos. 
 
Deu a conhecer que projecto de desenvolvimento agrícola da comuna da Calenga é financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e Governo angolano, visando o aumento da produção agrícola, bem como a melhoria das condições sociais das famílias camponesas.
 
O projecto iniciado em 2007, referiu, incide principalmente na agricultura, reabilitação e ampliação de postos de saúde, residências para técnicos, assessoria técnico das famílias camponesas, abertura de canais para sistemas de abastecimento de água potável, barragens para a irrigação, terraplanagem das vias terciárias, aquisição de sementes e fertilizantes diversos.
 
A implementação do projecto permitiu a legalização de 48 cooperativas em cinco anos, que facilitou as mesmas terem acesso a créditos bancários e desenvolverem da melhor forma a sua actividade agrícola.
 
Este ano o projecto de desenvolvimento agrícola da Calenga foi renovado para ser executado de 2013 à 2014, tendo em vista o aumento dos níveis técnicos e inputs agrícolas.
 
Durante a sua estadia na província do Huambo, chefe de departamento da coordenação e supervisão geral do IDA, Augusto Pedro Nguimbi, fez uma digressão em alguns municípios para constar a situação real dos programas de desenvolvimento agrícola.
 
in ANGOP de 27.05.2013


Sem comentários:

Enviar um comentário